Escola de samba do Rio terá homem como porta-bandeira no Carnaval de 2019

A escola de samba Acadêmicos do Sossego, de Niterói, no Rio de Janeiro, promete abalar as estruturas do Carnaval no ano que vem. A agremiação da Série A vai apresentar, pela primeira vez na história da Sapucaí, um casal de mestre-sala e porta-bandeira composto por dois homens.

Com 20 anos no samba e homossexual assumido, o cabeleireiro Anderson Morango, de 38 anos, vai desfilar como terceira porta-bandeira da escola caracterizado de mulher, com saia, peruca, maquiagem e tudo que tem direito. Segundo Morango, sua fantasia vai chocar o público e trazer reflexões sobre o preconceito. “Será uma quebra de paradigma, mas é a realização de um sonho pisar na Sapucaí como porta-bandeira. Estou botando minha cara pra bater”, afirmou ele em entrevista ao O Dia.

Filho de uma mangueirense e um compositor de samba-enredo, Morango se caracterizou como porta-bandeira pela primeira vez em 2016, no desfile da escola Embalo do Engenho Novo, na Estrada Intendente Magalhães, no Campinho. Foi quando o presidente da Acadêmicos do Sossego, Wallace Palhares, o viu. “Decidi convidá-lo este ano porque nosso enredo é um basta a qualquer tipo de preconceito. Anderson é muito bom no que faz e o Carnaval sempre foi um grito de liberdade, não há espaço para intolerância”, defendeu Palhares.

Morango foi apresentado como porta-bandeira da agremiação no dia 18 e foi ovacionado. “Eu tinha receio da reação da velha guarda e das baianas, mas todos me incentivaram e, inclusive, me contaram histórias de Rai, um homem que dançava de porta-bandeira no Carnaval de Niterói. A quadra vibrou comigo. Quem pensou que era só uma bicha querendo aparecer, viu que eu sei dançar, e muito bem”. A escola será a última a desfilar na Marquês de Sapucaí na sexta-feira 1º de março.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!