Apenas três candidatos a presidência assinaram compromisso com a comunidade LGBT

Dos 13 candidatos à Presidência da República, apenas três assinaram a Plataforma LGBTI+ Eleições 2018, em defesa dos direitos LGBTI+: Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT) e Guilherme Boulos (Psol). No total, o site conta com a assinatura de 333 candidatos nestas eleições, entre pessoas que se declararam gays, lésbicas, bissexuais, trans e apoiadores da causa.

Ciro e Boulos já haviam assinado o termo de compromisso desde o lançamento do Plataforma LGBTI+, no dia 16 de agosto. Haddad aderiu à plataforma na última segunda-feira (01/10) e escreveu uma carta para a Aliança Nacional LGBTI+. “Manteremos nosso firme compromisso com a garantia dos direitos humanos da população LGBTI+”, escreveu o presidenciável.

Da esquerda para a direita: Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT) e Guilherme Boulos (Psol)

A plataforma tem o objetivo de promover um Brasil “de todas e todos com diversidade e respeito para candidatos/as às eleições 2018”. Ao assinar o termo, os candidatos à Presidência de República se comprometem com a comunidade a “propor, criar e implementar rede de prevenção e proteção conta a discriminação e a violência para pessoas LGBTI+” e “zelar pela defesa do Estado Laico, Democrático e de Direito”.

Diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI+, Toni Reis conta que a associação entrou em contato com todos os presidenciáveis, menos com o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, que já fez declarações consideradas homofóbicas. No caso do presidenciável, a Aliança procurou o seu partido, o PSL, mas não obteve resposta.

Com relação aos outros presidenciáveis, a associação aguarda o retorno. “Estamos muito felizes com o resultado, mostra que já temos um grande número de pessoas aliadas e de candidaturas LGBTI+. Geramos um debate muito importante nessas eleições”, disse Toni.

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!