Operação Cinderela: PF prende seis suspeitos de exploração de transexuais em Ribeirão Preto

Seis pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (13/03) e quatro são consideradas foragidas por suspeita de integrar uma quadrilha de exploração de jovens transexuais em Ribeirão Preto (SP). Os agentes também cumpriram 18 mandados de busca e apreensão na cidade.

Batizada de Operação Cinderela, a força-tarefa contou com equipes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Federal (PF), Ministério Público Federal (MPF) e Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae). Em nota divulgada pelo G1, a PF informou que as investigações se iniciaram a partir da denúncia de duas vítimas. Estas teriam conseguido fugir do cativeiro, onde eram obrigadas a se prostituírem. Os nomes dos investigados ainda não foram divulgados.

A quadrilha prometia às transexuais procedimentos de transformação do corpo, além de hospedagem e alimentação. Por isso, as vítimas já chegavam a Ribeirão Preto com dívidas referentes aos valores das passagens e despesas de viagem. Ainda segundo a PF, as transexuais que não conseguiam pagar as dívidas ou desrespeitavam as regras eram julgadas em um “tribunal do crime” e punidas com castigos físicos, morais e até multas, além de terem seus pertences subtraídos.

“Há registros de suicídios em virtude das pressões sofridas pelas vítimas, desaparecimentos, aplicações de castigos físicos com pedaços de madeira com pregos e homicídios, tudo decorrente da cobrança de dívidas”, informou a PF ao G1.

Os suspeitos responderão pelos crimes de tráfico de pessoas, redução à condição análoga à de escravo, exercício ilegal da medicina, organização criminosa e rufianismo – que consiste em obter lucro com a prostituição alheia. As penas desses crimes podem somar mais de 34 anos de prisão.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!