Entidades pedem R$ 1 milhão de indenização a Crivella por censura a livro com beijo gay

Três instituições do movimento LGBT+ ingressaram nesta quinta-feira (21/11) com uma Ação Civil Pública na Justiça contra o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB). A ação busca reparar danos morais coletivos sofridos após a tentativa de censura encabeçada por contra uma HQ com a imagem de dois homens se beijando durante a 19ª Bienal do Livro do Rio, realizada em setembro.

A ação é encabeçada pelas entidades Antra (das travestis e transexuais), ABGLT (de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexos) e GADvS (Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero). As entidades buscam obter por vias legais uma indenização de R$ 1 milhão em razão do “notório alcance nacional de sua censura administrativa”. O valor deve ser pago pelo prefeito caso a Justiça conceda o pedido de forma integral.

“A atitude de Crivella não é isolada. O Brasil entrou numa onda conservadora e voltada para a censura. Estamos vendo o governo federal, por exemplo, censurando editais LGBTs no cinema. Parece que tudo que é para a comunidade está sofrendo um ataque, e a gente precisa combater isso”, apontou Maria Eduarda Aguiar da Silva, advogada do grupo Antra.

As entidades pedem que o prefeito do Rio invista o montante na criação de um fundo para implementar políticas públicas de combate à LGBTfobia. Outra exigência que consta na ação é que o prefeito faça uma retratação pública à comunidade num grande veículo de comunicação.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!