Brasil se torna um dos principais refúgios pra LGBTs

Vítor Lopes Andrade, Doutorando na School of Global Studies, lança livro sobre sua pesquisa, onde aponta o Brasil como um dos principais refúgios para LGBTs estrangeiros.

Relação sexual consentida entre pessoas do mesmo sexo é considerada crime em 70 países, em muitos deles, gays, lésbicas e bissexuais são torturados e podem ser punidos com prisão e até mesmo com pena de morte.

Buscando viver sua vida sexual e amorosa em condições melhores, muitas pessoas deixam tudo pra trás e buscam refúgio em outros países, o Brasil é um desses destinos, especialmente para africanos nessa situação.

No livro “Refúgio por motivo de orientação sexual: um estudo antropológico na cidade de São Paulo”, que foi lançado nesta quinta-feira, dia 05/12, em São Paulo, o antropólogo brasileiro Vítor Lopes Andrade demonstra o resultado de sua pesquisa de doutorado, que tem como tema principal a vida de refugiados LGBTs.

O autor é doutorando na School of Global Studies da University of Sussex, na Inglaterra, e em sua obra analisou a legislação sobre o tema, entrevistou funcionários de abrigos e acompanhou o dia-a-dia de 7 refugiados em São Paulo, como ir a uma aula de português, ou até mesmo a um culto evangélico africano.

Entre os entrevistados, um nigeriano que abandonou tudo e saiu do país quando homossexuais de sua região começaram a ser mortos a mando do líder da comunidade onde morava; uma camaronesa que foi agredida e ameaçada de morte quando um tio descobriu que ela é lésbica; e um congolês que saiu do país para “salvar a reputação da família” de pastores.

Na pesquisa, Andrade descobriu que até telenovelas também servem de estímulo para LGBTs se mudem para o Brasil, porém, ainda há muitos desafios para sua adaptação. “Imigrantes geralmente contam com duas redes de apoio principais: os conterrâneos e a família. Mas os refugiados LGBTs não, pois geralmente fogem das próprias famílias e sofrem discriminação de imigrantes heterossexuais”, conta o pesquisador.

No exterior, principalmente nos países onde ser homossexual é crime, existe uma ideia de que o Brasil é um país liberal, onde quem não é heterossexual consegue viver sua sexualidade “em paz”. Existe também uma relação histórica do Brasil com a África, além disso, até poucos anos atrás o Brasil era bem visto internacionalmente, do ponto de vista de economia e política externa.

“Na pesquisa, vi dois casos emblemáticos. Um refugiado que assistia a telenovelas brasileiras exibidas nos países africanos com personagens gays e lésbicas, e outro que decidiu vir para cá depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) aprovou uniões estáveis para pessoas do mesmo sexo” comenta Vítor.

Vino

https://www.facebook.com/djvinorj

Arquiteto, DJ, VJ, Produtor de Eventos e redator colaborador de conteúdos sobre diversidade LGBTI+ do portal Pheeno.com.br! #MandaAssunto

Você vai curtir!