Grupo Arco-Íris promove campanha de apoio a LGBTs em situação de vulnerabilidade social e econômica

A pandemia de coronavírus é grave para todas e todos. Para pessoas LGBTI+ em situação de vulnerabilidade social e econômica, a crise é ainda maior. Por isso, o Grupo Arco-Íris, ONG que atua no Rio de Janeiro na promoção da cidadania de LGBTs, está promovendo a campanha batizada LGBTI+ X Corona. Nossa bandeira nos une.

A campanha apresenta um conjunto de estratégias prioritárias para o enfrentamento do COVID-19, como o apoio emocional e a articulação de uma rede de proteção social, além da disseminação de informações de fontes seguras sobre as formas de prevenção específicas para a comunidade LGBTI+. De forma prática, a campanha visa arrecadar cestas básicas, material de higiene e água mineral para a comunidade, especialmente pessoas trans.

Desde que a recomendação de isolamento social teve início, o Grupo Arco-Íris vem desenvolvendo diversas repostas para a comunidade LGBTI+ no Rio de Janeiro. Muitas pessoas têm nos procurado com demandas de caráter emocional e, principalmente, situações mais graves como a falta de qualquer alimento. É angustiante saber que alguém está passando fome. Isso gera uma tristeza e desespero imensos em qualquer pessoa, mas logo vem um sentimento de que é necessário resistir e buscar alternativas”, comenta Almir França, presidente do Grupo Arco-Íris.

Segundo Cláudio Nascimento, coordenador executivo da ONG, em três dias o cadastro social realizado pelo Grupo Arco-Íris para organizar as informações sobre quem está em busca de ajuda e quais são as suas principais necessidades registrou mais de 500 pessoas. “São pessoas LGBTI+ em situação de vulnerabilidade social, pois estão sem qualquer trabalho ou fonte de renda. Estamos totalmente mobilizados para buscar articulações para oferecer alimento e conforto emocional para essas pessoas. Sabemos que esse número vai aumentar, porque todos os dias recebemos novos pedidos de ajuda. Por isso todo apoio é fundamental. Estamos buscando pessoas, empresas e setores do poder publico para se unir a essa bandeira”, finaliza Cláudio.

A CAMPANHA

A campanha LGBTI+ X Corona. Nossa bandeira nos une está baseada em três pilares: combate ao coronavírus (com informações sobre prevenção específicas para pessoas LGBTI+), apoio emocional para o bem estar e saúde mental e articulação de uma rede de proteção social para orientar sobre acesso a benefícios sociais e doação de alimentos e itens de higiene. A campanha e suas ações foram organizada pelo Grupo Arco-Íris e desenvolvida pelo publicitário Bruno Bertani.

Além da ação social, O Grupo Arco-Íris fará o apoio psicológico para LGBTI. A ação é coordenada pela diretora do Grupo Arco-Íris, que afirma a importância dessa articulação: “Estamos mobilizando uma rede de parceiros e voluntárixs para que essa ação produza resultados, ajudando quem precisa e trazendo conforto emocional e dignidade para pessoas LGBTI+. Um exemplo é que hoje já temos 20 psicólogxs voluntárixs e disponíveis para acolhimento nas salas virtuais que criamos. Se algum profissional de psicologia quiser se associar a essa proposta, nos procure”, explica Marcelle Esteves, que é psicóloga e vice-presidente do Grupo Arco-Íris.

Pelas redes sociais da ONG é possível obter informações sobre como ajudar e como receber apoio. Empresas e qualquer pessoa que se preocupa ou simpatiza com a comunidade LGBTI também podem fazer a sua doação em dinheiro para o Grupo Arco-Íris. Os dados bancários são: Banco do Brasil | AG 0392-1 | conta corrente: 2712-8 | CNPJ 97.468.433/0001-08. Com os recursos recebidos faremos compra de cestas básicas, materiais de limpeza e higiene e garantir a estrutura logística da ação. Ao final da Campanha, o Grupo Arco-Íris fará prestação de contas públicas.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!