ANTRA alerta: silicone industrial pode ser fator de risco para COVID-19

Embora não haja pesquisas cientificas, a ANTRA alerta para os riscos do silicone industrial frete à COVID-19.

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) postou um comunicado neste domingo, dia 24/05, escrito pela Consultora Nacional na Organização Pan-Americana da Saúde Alícia Krüger, avisando sobre os possíveis riscos aos quais as pessoas usuárias de silicone industrial correm em relação à COVID-19:

“Apesar das recomendações oficiais não indicarem, até porque a comunidade de profissionais da saúde sequer conhece ou sabe manejar o material e os corpos das pessoas trans que fazem uso de silicone industrial, podemos afirmar, alicerçado em conceitos básicos e óbvios de imunologia e patologia:

Você que tem silicone industrial é, também, alguém que carrega grande fator de risco para o COVID-19, especialmente se estiver em processo inflamatório ativo.

Explicando: o silicone por si só não é um perigo, mas, como nunca se sabe quando e porque ele inflama ou mesmo infecciona, pode ser uma “bomba relógio”. Ademais, num processo inflamatório ou infeccioso que esteja ativo, seu sistema imunológico já está travando uma batalha para tentar curar esta inflamação ou infecção do silicone, imagina ainda ter mais uma infecção causada por um vírus novo, com algum nível de mutação já visto no Brasil. Seu sistema imunológico pode não dar conta de duas ou três grandes batalhas assim, juntas.

Redobre os cuidados e mantenha-se em isolamento social, também, caso seja possível. Esse post não tem a intenção de causar medo às pessoas ou culpabilizar àquelas que têm silicone industrial, mas, saber que é um fator de risco é seu direito e pode ajudar a trabalhar na redução de danos.”.

Vino

https://www.facebook.com/djvinorj

Arquiteto, DJ, VJ, Produtor de Eventos e redator colaborador de conteúdos sobre diversidade LGBTI+ do portal Pheeno.com.br! #MandaAssunto

Você vai curtir!