Autora de Harry Potter promove ataque transfóbico envolvendo fã de 9 anos

J. K. Rowling, autora de ‘Harry Potter’, publicou uma mensagem transfóbica, “por acidente”, ao compartilhar um desenho de uma fã de nove anos.

Essa não é a primeira vez na qual a autora se envolve em polêmicas sobre mensagens transfóbicas. Rowling, que tem uma forte presença no Twitter, já curtiu vários tweets com discursos anti-transgênero, mas seu porta voz alega ter sido “um acidente em um momento desajeitado e de meia-idade”.

Nesta sexta-feira, dia 29/05, J. K. compartilhou um desenho de um dos seus novos personagens, feito por uma fã de nove anos, porém, ao repostar a imagem, além de dar sua opinião sobre o desenho, a escritora adicionou ao seu tweet uma frase que chamou muita atenção da comunidade LGBTQI+:

“No tribunal, Wolf afirmou que o post no Facebook em que ele disse que queria ‘f*der alguns TERFs’ era apenas ‘bravata'”.

Esta frase faz parte de um texto hospedado em um site anti-transgênero, e faz referência a uma polêmica envolvendo a ativista transgênero Tara Wolf e agitadoras anti-trans, chamados de TERFs (feministas radicais trans-excludentes), na qual Tara foi condenada por bater na ativista anti-trans Maria Maclachlan, durante um protesto em 2017.

J. K. Rowling apagou a postagem rapidamente, mas não a tempo da internet ver e, mais uma vez, chamar a atenção da autora por seu recorrente apoio a discursos anti-transgêneros.

Instantes depois, a escritora repostou novamente a imagem de sua fã, desta vez, somente com sua opinião sobre o desenho e, em seguida, comentou no próprio post um suposto pedido de desculpas:

“Desculpe a frase aleatória e totalmente desconectada que apareceu por aqui. Eu apenas colei acidentalmente parte de uma mensagem não muito idiota que acabei de receber.”

Rowling nunca disse ou declarou ser transfóbica, mas já assumiu não ter vergonha de ler sites que promovem o discurso anti-transgênero. Então, o usuário do Twitter Jamie Drew resumiu a resposta da autora, perguntando: “Você sente muito pelo erro ou por perpetuar a transfobia?”. Rowling não respondeu.

Vino

https://www.facebook.com/djvinorj

Arquiteto, DJ, VJ, Produtor de Eventos e redator colaborador de conteúdos sobre diversidade LGBTI+ do portal Pheeno.com.br! #MandaAssunto

Você vai curtir!