Casal gay condenado por fazer sexo recebe perdão, após serem condenados por 15 anos

Na segunda-feira (25/05), Edgar Lungu, presidente da Zâmbia, concedeu anistia a 2.984 presos para celebrar o Dia da Liberdade Africana — entre eles o casal Japhet Chataba, de 39 anos, e Steven Samba, de 31, condenados em novembro do ano passado a 15 anos de prisão por fazerem sexo “contra a ordem da natureza”, com base em uma lei da época colonial.

Na época da condenação, o casal estava em um chalé e foram visto por um funcionários do estabelecimento que os denunciou. “Estamos dizendo não para a homossexualidade. Você está dizendo que somos primitivos porque reprovamos a homossexualidade?”, disse Lungu na época. Na época, a decisão resultou em indignação e saída do embaixador dos Estados Unidos na Zâmbia, Daniel Foot, que estava no país desde 2017, e se disse “horrorizado” pela decisão da corte.

Dentre os presos que receberam o perdão, estão 2.829 homens e 155 mulheres. De acordo com o presidente, a população carcerária do país agora é de 19.248 pessoas.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!