Viúva de Marielle Franco, Monica Benicio anuncia que será candidata a vereadora no Rio de Janeiro

Monica Benicio, viúva da ex-vereadora do Rio Marielle Franco, anunciou em entrevista ao site Universa sua candidatura à Câmara Municipal da capital fluminense pelo PSOL nas eleições de novembro. Marielle e seu motorista, Anderson Gomes, foram executados há dois anos e cinco meses, mas o crime ainda não foi solucionado.

“Acho importante que essa percepção de legado de Marielle seja colocada como algo coletivo. A Marielle se torna símbolo de representatividade, de resistência e de esperança porque mulheres e a sociedade se aliaram às pautas dela”, disse a arquiteta de 34 anos ao portal. “Estou há dois anos e cinco meses num processo de luta, num luto muito duro, e pensava que não conseguiria avançar justamente por ficar o tempo inteiro revirando histórias e memórias”, conta.

“Mas fui conversando com algumas pessoas, e toda solidariedade veio me compondo. Eu me senti quase com a responsabilidade de assumir esse meu lugar”, acrescentou Monica, que afirma não temer eventuais ameaças contra a sua vida e que sua candidatura também “é uma afronta ao que chama de fascismo que ronda o cenário político atual”. A ideia é levar para a Câmara dos Vereadores do Rio debates como a violência contra as mulheres e a população LGBTQ+.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!