Clínica de hipnose no DF que promete “cura gay” em até seis meses diz que tudo não passou de “mal-entendido”

Uma clínica de hipnose em Brasília chamou a atenção da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa (CLDF) por oferecer tratamento para “tratar” homossexualidade em seis meses. Segundo informações do site Metrópoles, o procedimento custa a partir de R$ 29,9 mil.

De acordo com o site da Hipnoticus, a hipnose é feita através do método “Psicoterapia Sem Falhas”, usado pelo hipnoterapeuta Gabriel Henrique de Azevêdo Veloso, dono da empresa. São oferecidas três opções de serviços: sessões com duração de quatro meses, seis meses e oito meses. Ainda de acordo o site, a clínica afirma que “a hipnose também é a única solução para mudar sua orientação sexual e te livrar da atração indesejada pelo mesmo sexo”. “Há pessoas que não ficam satisfeitas com esse tipo de vida. Então, o tratamento é oferecido nessa perspectiva”, afirmou Gabriel ao portal.

Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP-DF) alega que Gabriel Henrique estaria exercendo a função de psicólogo ilegalmente, já que não possui nenhuma formação na área e o órgão irá denunciar o caso ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e à Polícia Civil do DF (PCDF)

Em comunicado, a Hipnoticus culpou o site “desatualizado” da empresa, afirmando que as expressões usadas eram “maneiras de falar com os termos usados por quem nos procura“. “Compreendemos o que ocorreu, e já removemos e alteramos boa parte dos termos que causam dúvida, confusão e mal entendido“, explicam em nota.

Confira o comunicado completo

“O termo Psicoterapia Sem Falhas refere-se ao acompanhamento e aos progressos que são obtidos através da terapia holística oferecida, que possui acompanhamento e garantia vitalícios. Após o término da terapia, que pode durar 4, 6 ou 8 meses, o cliente pode reaver os resultados obtidos a qualquer momento, sem ônus, sem custos adicionais, visto que podem haver relapsos ou novas situações de estresse e dificuldade na vida do indivíduo, e estaremos de prontidão para dar o suporte necessário. Logo, é uma terapia feita para servir às necessidades que eventualmente se apresentarem ao indivíduo.

A terapia é holística, profissão registrada pelo Código Brasileiro de Ocupações (CBO 322125). A ênfase e nexo central deste processo são na manipulação de energias, no aumento do autocontrole emocional, no fortalecimento do Eu e no enaltecimento da autonomia e facilidade para lidar com os problemas diários. Nossa terapia lida com pessoas que se dizem estar com quadro de ansiedade, depressão e outras condições na nossa perspectiva holística. Propomos harmonização, superação, mudança e evolução individual. Não fazemos diagnóstico médico, psicológico ou qualquer outro, somente análise e avaliação holística.

Sobre a questão do serviço oferecido para homossexualidade, não fomos acionados pelos órgãos informados pela reportagem e só vamos nos manifestar sobre o assunto quando tivermos acesso ao comunicado oficial destas entidades.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!