“Deu Positivo”: No Dia Mundial da Luta Contra o HIV, MTV estreia doc-reality com relatos reais de jovens soropositivos

No Dia Mundial da Luta Contra o HIV, comemorado anualmente em 1º de dezembro, a MTV estreia o doc-reality “Deu Positivo”. Com estreia marcada para às 20h, a produção traz relatos de três jovens brasileiros que vivem com o diagnóstico.

Gravado durante a pandemia, o doc-reality contará com três episódios. No primeiro dele, a produção mostrará a história de Victor Bebiano, um multiartista de 23 anos que, recentemente, tornou público que vive com HIV. Victor namora há dois anos com o cenógrafo e aderecista Guilherme Custódio, formando um casal sorodiscordante. Além do projeto visual encabeçado pelos dois, Victor decidiu gravar uma música e produzir um clipe que apresenta, em formato artístico, a pluralidade de corpos e rostos de pessoas que vivem com HIV.

Já o segundo o segundo episódio conta a história de André Araújo, de 32 anos, um jovem potiguar que chegou a São Paulo para expandir seus horizontes e recebe o diagnóstico de que vive com HIV. É mostrada sua militância contra a sorofobia (preconceito contra pessoas com HIV). O terceiro episódio conta a história de Emer Conatus, um educador cultural de 26 anos, que vive com HIV e atua em diversas ações para informar e educar. A iniciativa mais recente de Emer é o podcast Preto Positivo, que ele co-produz com Raul Nunnes.

No Brasil, mais de 900 mil pessoas vivem com HIV. Dados publicados pelo Ministério da Saúde mostram que, em 2018, das pessoas que vivem com HIV no Brasil, 85% já fizeram teste; destas, 78% estão em tratamento e, desse percentual, 93% apresentam supressão viral.

Confira o trailer

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!