Caso inédito! Gêmeas trans de 19 anos realizam cirurgia de readequação de sexo em Santa Catarina

Duas gêmeas trans de 19 anos realizaram cirurgia de readequação de sexo em um hospital de Blumenau, no Vale do Itajaí, em Sana Catarina. De acordo com o G1, as duas faziam tratamento hormonal desde os 15 anos de idade. O procedimento é considerado inédito no mundo por ter ocorrido com duas gêmeas trans femininas idênticas e quase ao mesmo tempo.

De acordo com o Hospital Santo Antônio, responsável por realizar o procedimento, a cirurgia de uma delas terminou na quarta-feira (10/02) e a outra irmã foi operada na quinta-feira (11/02). Os médicos José Carlos Martins Junior e Cláudio Eduardo, especializados em cirurgia trans e feminização facial, foram os responsáveis pelo procedimento cirúrgico.

Para a realização deste procedimento, o paciente deve passar por um acompanhamento multidisciplinar por cerca de 2 anos. A cirurgia de ambas teve duração de cinco horas. Agora, elas repousam no mesmo quarto e ficarão internadas por três dias, segundo informou o hospital.

No caso das irmãs, a cirurgia foi realizada em um hospital particular, mas o procedimento também está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, apenas cinco hospitais públicos prestam este serviço no país e a espera para iniciar o processo pode demorar até cinco anos. Vale lembrar que procedimentos cirúrgicos envolvendo transição de gênero estão proibidos antes dos 18 anos. Antes era preciso esperar até os 21 anos.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!