Padres alemães desafiam proibição do Vaticano e passam a abençoar uniões do mesmo sexo

Mais de 100 padres alemães vêm celebrando casamentos de casais homoafetivos, numa reação à decisão do Vaticano de não aprovar a união entre pessoas do mesmo sexo. Às vezes, em algumas das uniões, o casamento é transmitido online em tempo real para quem quiser assistir.

As cerimônias passam a acontecer dois meses depois de o Papa Francisco assinar e expedir declaração barrando os padres de abençoarem uniões do mesmo sexo. Apesar de o decreto do Vaticano reafirmar ensinamentos antigos, de qualquer maneira ele causou uma comoção na Igreja, ao enviar uma mensagem discordante de um pontífice. O decreto da Congregação para a Doutrina da Fé afirma que Deusnão pode abençoar o pecado“, e que é “ilícito” um padre reconhecer uniões homossexuais. “Se dissermos que Deus é amor, não posso dizer às pessoas que abraçam a lealdade, a unidade e a responsabilidade um para com o outro que o amor deles não é amor, que é um amor de quinta ou sexta classe“, disse Christian Olding, um padre da cidade de Geldern, na Alemanha. a agência de notícia Reuters.

Anseio pela bênção. Vamos ter todas as formas de relacionamento: casamentos heterossexuais clássicos, casais divorciados e casados novamente, casais não casados e, sim, casais do mesmo sexo também“, continuou Olding. “Nós vamos ter toda a diversidade do amor“, concluiu. De acordo com o Pew Research Center, um centro de estudos com sede nos Estados Unidos, 86% dos alemães acham que a homossexualidade deve ser aceita.

O Papa tem realizado reuniões com casais gays e encorajou aqueles que querem criar seus filhos na Igreja a fazê-lo. Em 2013, ele fez o agora famoso comentário “quem sou eu para julgar” sobre LGBTs que procuram a Deus e tentam viver segundo as regras da Igreja.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!