Jean Wyllys critica Eduardo Leite por apoio a Jair Bolsonaro: “Era cúmplice”

O ex-deputado federal Jean Wyllys não poupou críticas ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que assumiu ser gay durante entrevista no programa de Pedro Bial, nesta quinta-feira (01/07). Para Jean, a postura de Leite é incoerente, já que sua orientação sexual não o impediu que apoiasse na última eleição presidencial um candidato com histórico repleto de declarações homofóbicas.

Coragem grande teria o ‘governador gay’ se tivesse se assumido e se colocado ao lado de LGBTQ momento em que seu aliado Bolsonaro disseminava mentiras como ‘kit gay’ e ‘mamadeira de piroca’ que objetivam nos associar à pedofilia. Naquela momento o governador era cúmplice“, lembrou Jean. “Enquanto o gay recém-saído do armário não expressar por ATOS e novas palavras que se arrepende de ter apoiado alegre e explicitamente um homofóbico racista que se revelou genocida, sua saída do armário não será, para mim, fonte de alegria acrítica. Não adianta“, continuou. O ex-deputado ressaltou ainda o fato de que Bial, em nenhum momento, questionou Leite sobre ele ter apoiado até recentemente o governo de Bolsonaro. “Não se questiona esse sujeito em nenhum momento por que ele apoiou explícita e alegremente um racista homofóbico que atua contra a comunidade. Apenas se elogia o sujeito”, ressalta.

Em julho de 2020, Leite deu uma entrevista ao programa Roda Viva na qual o governador disse não se arrepender de ter votado em Bolsonaro nas eleições de 2018. “Não tenho arrependimento porque, dadas aquelas circunstâncias, acho que seria muito ruim o retorno do PT ao poder, depois de tudo que tinha acontecido“, declarou ele na época. Já em outubro de 2018, o governador escreveu em seu Twitter que o voto em Bolsonaro não foi por conveniência, mas pelo que acredita. “A posição que assumimos, no segundo turno, não é por conveniência e sim pelo que acredito. Temos algumas ressalvas com posições antigas que o @jairbolsonaro tomou, mas entendo que é a melhor alternativa nesse momento.

Confira a sequência de tuítes de Jean Wyllys

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!