Padre renuncia a cargo na Igreja católica após ter dados pessoais do Grindr descobertos e vazados por site religioso

O padre Jeffrey Burrill, membro administrador da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), renunciou ao cargo esta semana depois de ser flagrado por fiéis usando o aplicativo de pegação gay Grindr. A revelação foi publicada pelo site de notícias religiosas Pillar, que declarou ter tido acesso aos dados do celular do religioso.

De acordo com registros comercialmente disponíveis do aplicativo, obtidos pelo The Pillar, um aparelho eletrônico relacionado a Burrill emitiu sinais de acesso ao aplicativo Grindr quase que diariamente em partes de 2018, 2019, e 2020, tanto em seu escritório na USCCB quando em sua casa que é patrimônio da conferência, assim como em reuniões da USCCB e eventos em outras cidades“, revelou o portal religioso. Ainda segundo o site, as “atividades sexuais” do padre, do estado de Wisconsin (EUA), incluíam visitas a uma “sauna gay” em Las Vegas.

Nesta terça (20/07), o arcebispo de Los Angeles, José Gomez, cedeu uma carta ao jornal National Catholic Reporter confirmando o afastamento do religioso. “Nós tomamos conhecimento de notícias iminentes alegando um possível comportamento impróprio do monsenhor Burrill. O que chegou a nós não incluía alegações de má conduta com menores. Mas mesmo assim, para evitar se tornar uma distração às operações e trabalhos na Conferência, o monsenhor renunciou imediatamente”, disse o arcebispo. Jeffrey era detentor do título de monsenhor, concedido pelo papa a membros da Igreja Católica por serviços prestados à comunidade.

Já a reportagem do site religioso virou alvo de críticas de fieis, que condenaram o levantamento “antiético e homofóbico” de seus dados. “Eu sou um pecador, assim como você, assim como o monsenhor Jeffrey Burrill. Nenhum de nós tem uma vida pessoal que iria suportar o tipo de escrutínio que o Pillar colocou sobre Burrill“, opinou Steven P. Millies, um dos diretores da Catholic Theological Union, escola de teologia com orientação católica em Chicago. De acordo com o jornal The New York Post, apesar da insegurança, as leis federais dos Estados Unidos não proíbem a venda de dados. Já o Grindr negou que seus dados sejam públicos.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!