Spartakus acusa PMs de racismo ao ser abordado em SP: “Se aproximaram apontando revólveres”

O youtuber e apresentador Spartakus Santiago, de 27 anos, fez uma transmissão ao vivo no Instagram na manhã desta segunda-feira (04/10) acusando dois policiais militares que o abordaram no bairro de Santana, na Zona Norte de São Paulo, de racismo. De acordo com Spartakus, os policiais alegaram “atividade suspeita” e foram em sua direção com as armas apontadas para ele.

Hoje, dia 4 de outubro de 2021, saí pra caminhar apenas com meu celular e meu fone de ouvido no bairro que moro, em Santana – SP. Parei por 10 minutos pra mexer no celular em um viaduto e quando vi, dois PMs se aproximaram apontando revólveres pra mim e mandando eu colocar minhas mãos na cabeça como se eu fosse um criminoso. Ambos me detiveram por ‘atitude suspeita’. UÉ? O que há de suspeito em ser negro e ficar parado em algum lugar? Será que um branco loiro com cara de gringo também seria tratado dessa forma?”, questionou o apresentador.

Se você é negro, não adianta ser honesto, trabalhador, se você tem a cor de quem é marginalizado você vai ser tratado como tal! Pode virar publicitário, youtuber, apresentador da @MTVBrasil, O QUE FOR. Não adianta! NUNCA SEREMOS RESPEITADOS. Eu tô muito abalado e não tô conseguindo nem escrever esse texto direito. Ver dois policiais apontando o revólver pra você é ver sua morte de perto. Só agradeço a deus e aos orixás por estar vivo, porque outros jovens negros não terão a mesma sorte que eu”, desabafou nas redes sociais. A abordagem policial durou cerca de 15 minutos. Ao final da gravação, um dos policiais afirmou que a ação foi apenas “uma abordagem de rotina” e liberou o youtuber.

Em nota, a PM informou que “a abordagem ocorreu conforme os protocolos vigentes na Instituição. O influencer Spartakus Santiago em nenhum momento foi ofendido ou agredido pelos policiais militares. Como ele não portava documentos foi necessário consultar o COPOM para confirmar sua identificação“, diz a corporação.

Confira

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!