Museu do Amanhã recebe famílias LGBTs para lançamento de livro e homenagens

Diversas famílias LGBTQIA+ foram recebidas na tarde da última sexta-feira (29/10), no ato “Por todas as famílias” no auditório do Museu do Amanhã, no Centro do Rio de Janeiro. Com informações do Congresso em Foco.

O ato foi conduzido pelo presidente do Grupo Arco-Íris e diretor de Políticas Públicas da Aliança Nacional LGBTI+, Cláudio Nascimento, e também pela vice-presidente do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ e coordenadora nacional de Lésbicas da Aliança Nacional LGBTI+, Patrícia Esteves, e homenageou diversas famílias, dentre elas a do ativista e estilista Almir França, do Projeto Escola de Divines do Grupo Arco-Íris, da viúva de Marielle Franco, vereadora Mônica Benício, do jornalista Gleen Greenwald e do deputado federal, David Miranda, do coordenador do centro de cidadania LGBTI, homem trans e ativista, Théo Silveira, da advogada e ativista trans Amanda Anderson e a do casal de jornalistas Erick Rianelli e Pedro Figueiredo.

O ato ‘Por todas as famílias’ é para celebrar a diversidade das famílias e a pluralidade em suas composições. Estamos aqui para reconhecer e valorizar a existência das famílias LGBTI+ e as famílias plurais. O nosso amor já ousa dizer o seu nome e sobrenome. Já anunciamos que em 2022 faremos esse ato no formato de festival, com troca de experiências, questões jurídicas e psicossociais, convivência social, arte e cultura e outros temas,” afirmou Cláudio Nascimento. “Pensar família LGBTI é pensar que nós somos responsáveis em manter uma sociedade mais justa e inclusiva, quando ensinamos os nossos filhos para a respeitarem todas as formas de amor. Eu tenho muito orgulho disso,” disse o ativista e estilista Almir França.

O evento, que homenageou 20 famílias plurais, contou também com o lançamento do livro Família Harrad Reis: uma família de todas as cores e todos os amores, de Toni Reis e David Harrad, da filha Jessica e dos filhos Felipe e Alyson. O livro conta todo o processo e os desafios da adoção e a formação da família Harrad Reis. A família também foi homenageada. “Infelizmente a LGBTIfobia é estrutural, por isso estamos aqui pra colocarmos um ‘s’, na família. Queremos dizer que nós temos que defender todas as famílias, ninguém quer destruir a família de ninguém, nós não queremos. Simplesmente queremos construir as nossas famílias da nossa forma e do nosso jeito. Nós somos plurais, somos a família do hoje e do amanhã,” ressaltou Toni Reis, presidente da Aliança Nacional LGBTI e da Associação Brasileira de Famílias Homo Trans Afetivas.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!