Prefeitura de Bauru multa McDonald’s por manter banheiros sem distinção de gênero

Uma unidade do McDonald’s que viralizou nas redes sociais por ter banheiros individuais sem distinção de gênero foi autuada pela Vigilância Sanitária da cidade de Bauru (SP). A fiscalização no local ocorreu logo após um vídeo viral em que uma mulher acusa a rede de fast food de ser “comunista” por manter banheiros individuais sem uma divisão de gênero. 

Eu não admito isso na minha cidade. Não quero usar banheiro com homem, com mulher, onde todo mundo usa o mesmo banheiro. De jeito nenhum, eu sou contra isso. Eu não aceito“, disse a mulher na gravação. “Quero que todos vigiem. É um absurdo. Criança usa o mesmo banheiro. É o comunismo na cidade de Bauru. Uma vergonha“, completa. A prefeita bolsonarista Suéllen Rosim (Patriota), após tomar conhecimento do vídeo, disse em uma rede social que as exigências do Código Sanitário de Bauru não estavam sendo cumpridas e que “providências foram tomadas“. A Vigilância Sanitária esteve na unidade do McDonald’s da avenida Nações Unidas e, ao constatar que os banheiros eram multigênero, autuou o restaurante por não cumprir as exigências do artigo 96 do Código Sanitário.

O artigo possui dois incisos, sendo um deles o que estabelece que os sanitários devem ser “separados e identificados para cada sexo“. No entanto, isso fica restrito a estabelecimentos cuja natureza “acarrete longa permanência“, de acordo com o texto. Não há, porém, uma definição do que caracteriza a longa permanência. O McDonald’s tem prazo de 15 dias para se manifestar sobre a autuação. Em caso de descumprimento ou de indeferimento das alegações, a unidade poderá ser multada e, em último caso, interditada.

Por meio de assessoria, a rede de fast food informou ter “o compromisso com a promoção de um ambiente inclusivo e de respeito em seus restaurantes e adotou cabines individuais e de uso independente para que todas as pessoas se sintam bem-vindas e possam utilizá-las com conforto e privacidade“. “A companhia reforça que está em contato com as autoridades locais para manter suas unidades de acordo com as orientações determinadas por elas“, diz o comunicado.

Confira

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!