Padre é filmado agredindo ex-seminarista que o acusa de violência sexual em São Paulo

O padre Ismael Almeida Santana, de 31 anos, ex-reitor do Seminário Propedêutico Nossa Senhora do Socorro, em Mogi das Cruzes (SP), foi filmado agredindo e ameaçando um ex-seminarista que o acusa de abuso sexual. As imagens foram obtidas pelo UOL e integram reportagem do site sobre o caso.

No vídeo, filmado em fevereiro, mostra a vítima presa na casa do padre, dentro do seminário. Ele insiste para sair, mas o Ismael o puxa e empurra. “Você está me machucando!“, repete o homem três vezes. O padre, então, segura a vítima pelo queixo aperta e o empurra novamente. Em outro trecho do vídeo, o religioso apaga a luz e pega novamente o homem pelo pescoço. Nesse momento, a vítima diz: “Você está me enforcando. Você vai me matar”. Ismael derruba o rapaz no chão e a tela do celular fica preta. O ex-seminarista fez denúncia ao tribunal eclesiástico da diocese de Mogi das Cruzes no dia 26 de fevereiro, que suspendeu e afastou o padre de suas funções no mesmo dia. Segundo a Igreja, o caso é grave e há uma investigação canônica em andamento.

Ao depor no tribunal eclesiástico, o padre declarou que teve envolvimento afetivo com o ex-seminarista. Segundo ele, o homem não aceitava o fim do relacionamento e por isso o denunciou. Ismael pediu desculpas, se disse arrependido e negou ter tido relações com outros seminaristas. A vítima também entrou com processo na Justiça contra a diocese, contra o bispo dom Pedro Luiz Stringhini e contra o vigário geral da cúria, monsenhor Antônio Robson Gonçalves. Ele alega que há acobertamento por parte dos clérigos e da instituição.

A diocese afirmou, em nota ao UOL, que “o sacerdote foi imediatamente suspenso do uso de ordens e destituído dos ofícios eclesiásticos por tempo indeterminado e até que sejam devidamente apurados os fatos e responsabilidades mediante procedimentos jurídicos canônicos imediatamente instaurados e em andamento“.

Confira

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!