Estados Unidos aprovam primeira camisinha indicada especificamente para sexo anal

As autoridades sanitárias dos Estados Unidos autorizaram nesta quarta-feira (22/02) os primeiros preservativos específicos para o sexo anal, com a esperança de motivar o uso desta proteção contra doenças sexualmente transmissíveis.

A autorização foi concedida pela agência reguladora de saúde do país, a FDA, ao preservativo fabricado pela Global Protection Corp. chamado “ONE Male Condom”, depois que a companhia apresentou um estudo indicando que a taxa de falha do produto chegou a menos de 1% para o sexo anal. “O risco de transmissão de DSTs [doenças sexualmente transmísveis] durante a relação anal é significativamente maior do que durante a relação vaginal. A autorização da FDA para um preservativo indicado especificamente para isso, avaliado e rotulado para o sexo anal pode aumentar a probabilidade de uso de preservativos durante o sexo anal”, disse Courtney Lias, diretora do Gabinete GastroRenal da FDA.

A segurança e eficácia do preservativo foi estudada em um ensaio clínico que concluiu que a taxa total de falha do produto, ou seja a quantidade de rasgos e “deslizes“, foi de 0,68% para relações anais e 1,89% para relações vaginais. Para a análise, o estudo levou em consideração relações tanto entre homens que fazem sexo com homens quanto homens que fazem sexo com mulheres. Todos os participantes tinham entre 18 e 54 anos.

Além disso, de acordo com a agência de saúde americana, o percentual de eventos adversos relatados foi de 1,92% no total. Os eventos incluíram sintomas de DSTs ou diagnóstico recente de DSTs (0,64%), desconforto relacionado ao preservativo ou lubrificante (0,85%), desconforto do parceiro com lubrificante (0,21%) e infecção do trato urinário do parceiro (0,21%).

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!