Erica Malunguinho será candidata à deputada federal por São Paulo

Deputada estadual de São Paulo, Erica Malunguinho (PSOL) será candidata à deputada federal em 2022. A decisão foi tomada na sexta-feira passada (11/03), depois de diálogos com a mandata quilombo, parceiros e a legenda. Mas só agora foi divulgada por Erica nesta quinta (17/03).

Meu desejo é levar ao Congresso Nacional um projeto de humanidade para todo o país, em que caibam nossos anseios pretos e LGBTs e os além. Estamos vivenciando um momento histórico que demanda uma nova redemocratização do Brasil, real e profunda, sem que ninguém fiquepra trás. Esse recomeço deve partir de um princípio iniciado há séculos, com a movimentação dos povos marginalizados, nossos ancestrais, que nunca se conformaram com essa posição“, disse a deputada no Instagram. “Essa candidatura é a continuidade, a expansão e a intensificação do projeto que iniciamos em 2018, na Alesp, mas cujos passos vêm de longe – bem sabemos. somando às batalhas junto a outros mandatos em Brasília. É verdade que fui a primeira deputada trans nominalmente eleita no Brasil. Mas não me interessa ser primeira ou ser a única: eu quero é massa.”

Ela organizará uma atividade para o dia 31 de março, na Aparelha Luzia, quando pretende oficializar a pré-candidatura. O evento contará com a presença das artistas Luedji Luna e Majur. “Mais do que nunca, sigo afirmando a imprescindibilidade da alternância de poder, como movimento de reparação histórica, para adentrarmos massivamente nos espaços institucionais de decisão“, ressalta Erica. “A luta é longa, mas o caminho para a desconstrução das violências estruturais, pela retomada daquilo que nunca deveria ter sido tirado de nós, deve sempre permanecer.”

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!