Segundo novo estudo, coronavírus pode causar danos no pênis, testículos e próstata

Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que o vírus da Covid-19 pode afetar o sistema genital masculino, incluindo pênis, testículos e próstata. Os resultados obtidos podem explicar os relatos de disfunção sexual de alguns homens com o vírus.

A pesquisa feita com macacos rhesus, que têm características biológicas semelhantes a dos humanos, utilizou técnica de tomografia computadorizada de corpo inteiro dos animais. “Vimos um completo espalhamento pelo trato genital masculino. Ficamos surpresos com esse resultado”, disse Thomas Hope, principal autor do estudo e professor de biologia celular e do desenvolvimento da Feinberg School of Medicine da Northwestern, em Chicago, ao The New York Times. Mesmo preliminar, os resultados são considerados consistentes. Com aprofundamento da pesquisa, há a possibilidade de esclarecer se o distúrbio seria provocado diretamente pela Covid, descartando a inflamação ou febre que ocorrem durante a doença como causadores do problema. 

O cientista americano chefe da pesquisa diz apenas que uma parcela dos homens infectados pela Covid-19 vai apresentar complicações, no entanto, esses índices podem chegar a milhões, se for analisado o tamanho da pandemia. Por isso, Thomas ressalta a importância da vacinação e recomenda que haja consulta com um médico, caso identifiquem problemas sexuais ou reprodutivos.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!