Viaduto da Galeria dos Estados, em Brasília, ganha maior arco–íris LGBTQIA+ do País

A capital do Brasil ganha ponto turístico que vai unir fotos para Instagram com mensagem de orgulho e respeito à diversidade. O viaduto da Galeria dos Estados, na Asa Sul, agora tem seus 230 metros pintados nas cores do arco-íris LGBTQIA+. É a maior pintura desse gênero no país. 

A ação do coletivo Brasília Orgulho e da ONG Habra coloriu, ao todo, 460 metros, já que os dois lados da via receberam 216 litros de tinta. São mais de 120 faixas em vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo. O arco-íris passa a integrar o cenário dessa via de passagem da capital do Brasil. A parte inferior do viaduto possui grafites de mais de 100 artistas locais. O convite para que o Brasília Orgulho colorisse a estrutura veio da Secretaria de Cultura do DF, que apoiou a iniciativa. 

Co-coordenador do coletivo, Welton Trindade, explica que a pintura tem impacto em vários aspectos. “É um novo ponto turístico para o DF. Vários turistas vão querer tirar foto no maior arco-íris LGBT do Brasil. É mais uma ação cultural. E vai além: é mensagem de respeito à diversidade e, do ponto de vista urbanístico, criará nova relação das pessoas com a cidade.

Brasília Orgulho é o coletivo que organiza festival de mesmo nome e que inclui a parada do orgulho LGBT, o maior ato de rua do Distrito Federal e a terceira mais antiga do Brasil. A Habra, fundada em 1974, é uma das ONGs com mais anos de atuação na capital federal. 

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!