Popular sauna gay da Espanha é fechada por ser o epicentro da varíola de macaco no país

Uma sauna gay de Madri foi forçada a fechar as portas, na última sexta-feira (20/05), por ser um possível foco de transmissão da varíola do macaco, doença rara que se espalha pela Europa, principalmente pela Espanha. Segundo balanço divulgado neste sábado (21/05), foram confirmados 30 novos casos da doença.

O estabelecimento, chamado Sauna Paraíso, funciona como espaço de lazer e sexo para homens e foi citado pela administração municipal como foco de um possível surto na capital espanhola. “A maioria dos casos positivos está associada a esse foco“, explicou o conselheiro de Saúde da Comunidade de Madri, Enrique Ruiz Escudero.

Em nota, a sauna afirmou que permanecerá fechada pelos próximos dias. “A Sauna Paraíso permanecerá fechada nos próximos dias como medida de precaução, diante do alerta lançado pela Saúde pelo surgimento de casos do chamado vírus do macaco na Comunidade de Madri”, indicou a direção do local em sua conta no Twitter, que apelou “para a responsabilidade individual de cada pessoa para evitar a transmissão de qualquer infecção”.

Além dos 30 já identificados, outros 18 casos suspeitos estão sob investigação na Espanha, 15 na região de Madri, dois nas Ilhas Canárias e um na Andaluzia, disseram as autoridades de saúde. A via sexual de transmissão está sendo investigada pelas autoridades de saúde mundiais. Apesar de boa parte das novas infecções ter surgido na Europa, Canadá, Estados Unidos e Austrália também já possuem casos confirmados.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!