Ativista que protagonizou campanha da Volkswagen lança pré-candidatura a deputado estadual no Paraná
O jornalista e ativista LGBTQIA+, Diego Xavier, lança oficialmente pré-candidatura a uma vaga na Assembléia Legislativa do Paraná pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) nesta terça-feira (28/06), dia em que se comemora o Dia do Orgulho. A decisão de se lançar candidato veio a partir dos ataques sofridos por ele e pelo marido, Murilo Xavier, na campanha do veículo Polo, da Volkswagen, em 2021.
“Fui impulsionado pela família e pelos amigos. O que sofremos neste último ano foi horrível. Fomos ameaçados, nossos familiares foram atacados, vimos nossa vida desmoronar simplesmente porque somos gays. Sofremos na pele o que nossa comunidade sofre e isso só nos fez compreender a necessidade urgente de parlamentares assumidamente LGBTI e compromissados com a causa, ocupando cadeiras nas assembleias legislativas e no Congresso Nacional”, conta Diego.
O jornalista destaca que é preciso comprometimento verdadeiro do poder público com a população LGBTQIA+. “São pouquíssimas as Casas de Lei deste país que deliberaram e conseguiram a aprovação e sanção de leis que defendam nossa comunidade. Todas as vitórias vieram por meio de julgamentos no Supremo Tribunal Federal (STF), como a que equiparou a LGBTfobia ao crime de racismo. O Brasil é o país que mais mata LGBTI+ no planeta e paradoxalmente o país com a maior parada do mundo. O Paraná tem apenas um Comitê, instituído por decreto pelo ex-governador Beto Richa e que pode ser destituído a qualquer momento”, revela o pré-candidato.
Para ele, é essencial a criação do Conselho LGBTQIA+ para que este delibere em conjunto com o poder público a destinação de verbas orçamentárias para investimento em políticas públicas que garantam direitos básicos, como à vida, por exemplo.