Diversidade nas empresas: Mais de 50% dos profissionais não acreditam que a temática é uma preocupação genuína

O debate sobre diversidade e inclusão vem ganhando destaque dentro das empresas já há alguns anos, porém, para os profissionais, as ações práticas para promover a equidade ainda estão longe de acontecer. 

Segundo pesquisas realizadas pelo Infojobs, empresa de soluções de tecnologia para RH, 57,60% das pessoas acreditam que a preocupação com a diversidade e inclusão é apenas um discurso de marketing, enquanto para 34,75% é uma junção do discurso de marketing com uma preocupação genuína. E somente 7,66% destacam a ação como apenas uma preocupação genuína das empresas. Os dados refletem a importância do tema ser de fato um compromisso das empresas, com estratégias definidas e o reconhecimento das diferentes realidades em que esses grupos se encontram.

A equidade, seja de gênero, raça, idade ou qualquer outra, deve ser tratada como prioridade, fazendo parte do planejamento estratégico, com ações concretas para garantir que a diversidade seja vista além do discurso. Contudo, os dados levantados pelo Infojobs apontam que, na prática, as empresas ainda não se estruturaram para isso. Os estudos mostram que entre o público LGBTQIA+, 67,37% dizem que já sofreram algum tipo de preconceito em entrevistas ou dinâmicas de grupo devido à identidade de gênero ou à orientação sexual.

Em 2022, em levantamento realizado pelo Infojobs só com profissionais pretos e pardos, 75% declararam que o fator racial dificulta a colocação no mercado de trabalho. Para 73% dos entrevistados, eles não tinham as mesmas oportunidades que pessoas brancas. Além disso, na percepção de 85%, mesmo que um profissional negro seja capacitado, ela enfrentá dificuldade para conquistar a vaga quando comparado com um candidato branco.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!