Rússia se prepara para endurecer lei aprovada em 2013 contra “propaganda gay”

Deputados russos pediram nesta segunda (17/10) o endurecimento da polêmica lei que condena a “propaganda homossexual” no país, aprovada em 2013. De acordo com o projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados russa, a Duma, novas emendas também poderão proibir a “negação dos valores familiares” e a “promoção de orientações sexuais não tradicionais” em todas as idades.
Em sua justificativa, Alexandre Khinstein, que preside o Comitê de informações da Duma, disse que é preciso endurecer a legislação porque “a operação especial [na Ucrânia] acontece não só no campo de batalha, mas também no espírito e na alma das pessoas“. “A propaganda de sodomia está realmente no centro da influência de nosso inimig“, disse Konstantin Malofeyev, bilionário e magnata da mídia conhecido por suas opiniões ultraconservadoras. De acordo com o porta-voz da Duma, Vyacheslav Volodin, as emendas, que “protegem os russos“, devem ser aprovadas até o fim deste ano.
A lei aprovada em 2013 faz parte de um esforço do governo Putin para promover valores tradicionais russos contra o suposto liberalismo do Ocidente, visto pelo governo e pela Igreja Ortodoxa como um desvio. Em 2017, a Corte Europeia de Direitos Humanos considerou que a legislação viola a Convenção Europeia de Direitos Humanos em artigos sobre a liberdade de expressão e a proibição de discriminação. Mas a virada conservadora se intensificou ainda mais desde o início da ofensiva russa na Ucrânia, em fevereiro deste ano.