Foto: Reprodução/Portal GZH

Drag queen vem ganhando destaque na cena cultural levando acessibilidade com língua de sinais

Na era do conteúdo, quem tem capacidade de desenvolver e produzir, se torna uma referência. Agora, imagine se além desse potencial, você somar inclusão e um estilo único, imaginou? Assim, nasceu a Rita d’Libra, uma criadora de conteúdo que soma sua formação acadêmica em pedagogia com o visual de Drag Queen na missão de tornar cada música, cada espetáculo palpável aos surdos.

A inclusão fica por conta do uso da Libras (Língua Brasileira de Sinais) para se comunicar e o humor, como a cereja do bolo! Rita já teve seu trabalhado reconhecido nas redes-sociais pela eterna Rainha do Baixinhos, Xuxa, e tem ganhado o Brasil com traduções de shows de artistas renomados, como: Glória Groove, Lia Clark, Gretchen, Ludmilla e Pabllo Vittar. Além de trabalhos em sua terra local, a capital gaúcha, Rita já passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Natal. “É gratificante ver meu trabalho sendo reconhecido no Rio Grande do Sul a fora, levar acessibilidade ao público surdo, trazer a informação e entretenimento pra todos, é mais que um propósito pra mim e deveria ser para todos”, comenta a artista.

A preocupação com a entrega faz de Rita uma artista diferenciada, com looks próprios e desenhados especialmente para cada evento e a empatia de usar suas mãos para permitir que surdos possam curtir cada espetáculo. “Percebo que cada vez mais os artistas estão preocupados em inserir a acessibilidade para todes, o que me deixa muito feliz e os parabenizo, e para aqueles que não fazem ainda, bóra lá seguir os bons exemplos” comenta ela. Nas redes sociais somam-se mais de 18 milhões de visualizações em seus vídeos e neste ano, Rita concorreu na categoria “Drag do Vale” do Prêmio Biscoito 2022, prêmio que destaca artistas LGBTQIA+ de todo o Brasil.

Rita d’Libra é uma persona criada pelo ator Lenon Tarragô, que desenvolveu todo o conceito como um grito de socorro em um momento muito peculiar em sua vida, o resultado tornou-se um propósito, Rita além de humanizar a vida de muitos, está cada vez mais envolvida com todo tipo de arte.

Confira

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!