Darcelle XV, detentora do recorde mundial de drag mais velha em atividade no mundo, morre aos 92 anos

Darcelle XV, detentora do Recorde Mundial do Guinness para a artista drag queen mais velha, morreu na última quinta-feira (12/03) aos 92 anos. Sua morte foi anunciada nas redes sociais do cabaret que a artista mantinha há mais de 50 anos em Portland, Oregon, (EUA).

A família de Darcelle XV, juntamente com seu elenco e equipe, está com o coração partido em anunciar que nossa amada Darcelle (Walter W. Cole, Sr.) morreu aos 92 anos de causas naturais”, disse a Darcelle XV Showplace no Instagram. “Pedimos privacidade e paciência enquanto todos processam e sofrem à sua maneira e no seu próprio ritmo”. Em outra publicação, a casa diz que um memorial público será anunciado em breve e que os shows no clube continuarão “conforme os desejos de Darcelle“. “Por favor, junte-se a nós e celebre o legado e memória, obrigado antecipadamente por seu apoio contínuo”, disse o comunicado do grupo responsável pela casa.

Darcelle XV era o nome artístico de Walter W. Cole, que nasceu em 16 de novembro de 1930 em Portland, onde cresceu, segundo o site do clube. Ele serviu nas Forças Armadas dos EUA e foi dispensado após a Guerra da Coréia na década de 1950, morando com a esposa e dois filhos e trabalhando em um supermercado. Em 1967, Cole usou fundos dos militares para comprar o espaço que viria a se tornar o Darcelle XV Showplace. Dois anos depois, Cole desenvolveu Darcelle como um “alter ego” e se assumiu gay. 

Ela foi certificada como a drag queen mais velha pelo Guinness Book of World Records em 2016, quando tinha 85 anos. Além disso, o Darcelle XV Showplace é conhecido por sediar o show de drag mais antigo da Costa Oeste dos Estados Unidos. O local foi nomeado para o status de registro histórico nacional em junho de 2020, tornando-se o primeiro estabelecimento LGBTQIA+ no Oregon a ser considerado. O espaço oficialmente adicionado ao Registro Nacional de Lugares Históricos em novembro de 2020

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!