“O rótulo é uma necessidade do observador, não minha”, diz Lenadro Karnal sobre sua sexualidade

O professor e historiador Leandro Karnal, que recentemente revelou estar casado com o cantor Vitor Fadul, de 27 anos, falou como lidou com o furor nas redes ao assumir a união com um homem mais jovem. Com quase 10 milhões de seguidores nas redes, o intelectual de 60 anos revelou em janeiro deste ano estar casado há quatro anos com Vitor, que é portardor de autismo.

E eu acho que a minha situação é atípica. Em uma tacada só expus três questões demonizadas por parte da sociedade: a homoafetividade, o etarismo e o autismo. Mas estou em uma posição privilegiada. Além de ser branco, tenho uma carreira sólida e, por consequência, sou de classe média. Várias outras pessoas correm o risco de perder o emprego, ser expulsas de casa, até sofrer uma agressão física caso façam o mesmo que eu”, disse Karnal em entrevista à revista Veja. “Eu tenho uma certa resistência a pessoas que vivem toda a sua vida privada em público. Não gosto muito, mas atualmente parece que não se posicionar perante o grande público significa concordar com o silenciamento e a repressão. […] Às vezes, ver uma figura pública e bem estabelecida profissionalmente assumindo o que sente pode encorajá-las“, explicou.

O historiador conta que a diferença de idade entre o casal nunca foi um problema para eles. “A gente brinca entre nós que o ‘velho’ da relação é o Vitor. Ele se autodeclara com 81 anos, porque quem não quer sair, odeia barulho — inclusive por causa do autismo — e quer voltar para casa logo é sempre ele. Eu sou um pouquinho mais dinâmico do que isso. Mas provavelmente não me relacionaria com alguém de 27 anos, se fosse alguém que gostasse de ir para baladas, se embebedar e ouvir rock pesado todo fim de semana“, comentou ele.

Karnal também prefere evitar rótulos a respeito da sua sexualidade. “O rótulo é uma necessidade do observador, não minha“, afirmou ele. “Apontar se sou hétero, homossexual, bissexual é uma necessidade que fala de posicionamento, mas serve mais ao outro para se referir a mim. Eu sou uma pessoa sexuada — e que, neste momento, decidi me casar com um outro homem. Eu não tenho um ‘tipo’ certo de interesse amoroso. Me encantei pela personalidade, criatividade e beleza do Vitor“, ressaltou o historiador.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!