JP de Paula, jogador de basquete do Praia Clube, se declara bissexual: “Nunca fui tão eu”

O jovem JP de Paula, armador do Praia Clube, postou uma carta aberta em suas redes sociais, no última quarta-feira (05/04), se declarando bissexual. No emocionante relato, o jogador de basquete, de 20 anos, afirma que está se libertando do personagem que construiu ao longo da vida e pede por respeito.

Meu nome é João Pedro, sou conhecido como JP de Paula. Para você que não me conhece, eu te apresento meu verdadeiro eu. Quando eu digo verdadeiro ‘Eu’, me liberto. Me liberto do personagem que eu construí em volta de mim, essa crisálida que de repente ficou pequena demais para mim, o que já foi meu escudo protetor, hoje é minha jaula. Eu sou um homem bissexual. Por anos eu venho me entendendo, venho amadurecendo e aceitando que sou diferente daqueles que me cercam, e isso é bem assustador para mim, porque desde que me conheço por gente, eu sabia, mas também sabia que o mundo não era gentil com pessoas parecidas comigo, sendo assim, eu me escondi“, iniciou o jogador.

O JP de Paula é um personagem construído por mim para que eu pudesse me encaixar em espaços que eu não acreditava pertencer (…) Minha sexualidade sempre definiu a maneira como eu me relacionava com as pessoas, seja ela de forma positiva, como negativa. Trazendo para perto aqueles que eu me identificava e me sentia eu mesmo (LGBTQIA +), e afastando aqueles em que eu via intolerância. Sou um jogador de Basquete, e pra quem não conhece esse universo, posso dizer que não é o melhor amigo da diversidade, até definido como um meio conservador. Para me proteger de tudo isso, dessa intolerância, decidi que o melhor para mim era apenas me esconder, adotar uma persona que passasse despercebida. Agradeço por isso, pois pude perceber que eu não me encaixo nesse lugar, e não permanecerei no mesmo“, continuou ele.

JP finaliza o texto reforçando sua grandeza como pessoa e força para encorajar outros atletas que se sentem como ele. “Por isso, venho aqui. Através desse texto eu assumo a responsabilidade, a exposição, mas também assumo a minha grandeza e a minha força para aqueles que se sentem como eu, trancados, deslocados, os convido para perto de mim. Para aqueles que agora me observam de forma negativa, peço que permaneçam longe, ou melhor ainda, peço seu respeito. Não sou mais tão só, e nunca fui tão Eu. Meu nome é João Pedro Alves de Paula, e eu sou um homem Bissexual“, concluiu.

JP de Paula atualmente joga na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) — o principal campeonato de base do basquetebol brasileiro. Na temporada passada, JP deu 37 assistências e marcou 72 pontos em 15 jogos disputados pelo Praia Clube. O atleta de 20 anos também já passou pelo Corinthians no início de 2020, vindo do Paulistano, para reforçar a categoria de base do clube aos 18 anos de idade.

Confira

VEJA + NO PHEENO TV

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!