Isma e Vita, da dupla Irmãs de Pau, comemoram retificação de seus nomes: “Vai ter que respeitar”
Destaques no documentário “Nóis é Cria”, disponível na Globoplay, as funkeiras Isma e Vita, da dupla Irmãs de Pau, compartilharam uma conquista em suas redes sociais: a retificação de seus nomes. Em publicação no Instagram, neste domingo (21/05), a dupla celebrou a novidade e apresentou os novos documentos de identidade aos seguidores.
“Finalmente conseguimos após uma longa e grossa jornada retificar nossos nomes. É muito chic se nomear e declarar nosso nome de guerra para todos os lados e esquina: É ISMA E VITA bb, vai ter que respeitar“, comemorou as funkeiras. “Obrigada todos que tornaram possível essa conquista. Que mais pessoas trans possam também ter essa oportunidade“, completou a dupla.
Garantida pela legislação brasileira desde 2018, a mudança de nome e gênero nos documentos é possível hoje em dia sem a necessidade de ação judicial. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode requerer ao cartório de registro civil de origem a adequação de sua certidão de nascimento ou casamento à identidade autopercebida.
Se você for fazer a retificação do nome, ou seja, a alteração em todos os seus documentos, esteja ciente de que nenhum cartório civil pode se negar a realizar este procedimento. Este direito está garantido no Provimento nº 73 do Conselho Nacional de Justiça e você pode levar uma cópia deste documento ao cartório para garantir o cumprimento do seu direito.