Farmácias de todo o país poderão aplicar testes para HIV, sífilis e hepatite a partir desta terça

A partir desta terça-feira (01/07), farmácias de todo o país poderão aplicar testes rápidos para doenças como HIV, hepatit, sífilis e dengue. A medida foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, numa resolução aprovada em maio.

As farmácias podem escolher em aderir ou não e tem 180 dias para se adequar às regras, contratar profissionais e criar espaços específicos para a aplicação dos testes. Até então, apenas testes de Covid-19 e Glicemia eram permitidos. “Nesse período, foram desenvolvidos novos instrumentos/equipamentos, tecnologias, metodologias e processos tecnológicos que propiciaram mais agilidade aos exames de análises clínicas e maior segurança aos pacientes. Além disso, essas inovações ampliaram o acesso da população ao diagnóstico clínico“, diz o comunicado emitido pela agência.

O resultado obtido na farmácia necessita ser interpretado por um profissional de saúde e associado a outros exames laboratoriais que confirmem. Testes que confirmem doenças de notificação compulsória como Dengue e Covid-19 devem ser notificados ao Ministério da Saúde.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!