Festival de música é cancelado após beijo gay da banda “The 1975”

MALÁSIA – Um festival de música na Malásia foi cancelado após o vocalista Matty Healy, da banda britânica The 1975, criticar as leis anti-LGBTQIA+ do país e ainda beijar na boca o baixista do grupo ao vivo durante apresentação. O beijo aconteceu no palco do Good Vibes Festival, em Kuala Lumpur, na noite de sexta-feira (21).

O Ministério das Comunicações local cancelou o restante do evento que tinha duração prevista de três dias, porque “atos homossexuais” são ilegais na Malásia e puníveis com multas e até 20 anos de prisão. Em um forte discurso, Healy disse: “Não vejo sentido em convidar o The 1975 para um país e depois nos dizer com quem podemos fazer sexo”.

“Infelizmente, você não vão ganhar um set de músicas edificantes, porque estou furioso pra caralho. E isso não é justo com vocês, porque vocês não representam seu governo. Vocês são jovens e tenho certeza que muitos de vocês são gays e progressistas”, afirmou o artista. Healy disse que a banda considerou cancelar o show, mas decidiu fazê-lo para não decepcionar os fãs.

“Se você quer me convidar para fazer um show aqui, pode ir se foder. Vou pegar seu dinheiro, você pode me banir, mas já fiz isso antes e não me sinto bem”, pontuou o vocalista quando o baixista Ross MacDonald se aproximou dele dando o beijo na boca que viralizou nas redes.

O Good Vibes Festival publicou um comunicado: “Lamentamos profundamente anunciar que a programação restante do Good Vibes Festival 2023, planejada para hoje e amanhã, foi cancelada após a polêmica conduta e comentários feitos pelo artista britânico Matty Healy, da banda The 1975. O Ministério sublinhou sua postura inabalável contra quaisquer partes que desafiem, ridicularizem ou violem as leis da Malásia”, acrescentou a nota.

Não é a primeira vez que o vocalista do The 1975 causa polêmica. Healy foi criticado no início deste ano por fazer uma saudação nazista no palco durante uma música chamada “Love it If We Made It”, enquanto cantava letras que criticavam Kanye West. Em 2019, ele beijou um fã durante um show em Dubai, desafiando as leis anti-LGBTQIA+ da região.

Bee 40tona

Você vai curtir!