Casal gay vence direita radical italiana na Justiça por foto em ação anti-barriga de aluguel

O partido de direita radical que governa a Itália, Irmãos da Itália (FDI), da premiê Giorgia Meloni, foi condenado a indenizar em 20 mil euros (R$ 108 mil) um casal gay de Toronto, no Canadá, pelo uso indevido e sem permissão de uma foto em uma campanha contra a barriga de aluguel, em 2016.

A foto, feita em 2014, mostra o nascimento de Milo, filho de BJ Barone e Frankie Nelson, concebido graças à ajuda de uma barriga de aluguel. A imagem foi incluida em um pôster do FDI que dizia “Ele nunca poderá dizer ‘mamãe’. Os direitos defendidos devem ser os da criança“. A sentença foi anunciada após sete anos de processo e o Irmãos da ItáliaFratelli d’Italia, em italiano – recorreu da decisão.

Esta é uma pequena vitória para nós, mas é uma grande vitória para a comunidade LGBTQ+ na Itália e no exterior. Nossa foto representa tudo o que defendemos: família, aceitação e amor incondicional“, disse o casal à BBC. “Esta vitória contra os Fratelli e a primeira-ministra nos permite recuperar o controle de nossa foto e mostrar ao mundo que família é amor.”

Primeira mulher primeira-ministra da Itália e uma autodenominada “mãe cristã”, Giorgi Meloni é a líder do partido nacional-conservador e populista de direita da Itália, Irmãos da Itália. Ela é também a primeira líder de extrema-direita do país desde a Segunda Guerra Mundial.

Confira a imagem

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!