Federação Britânica de Remo proíbe atletas trans de competir na categoria feminina

A Federação Britânica de Remo proibiu mulheres trans de competir em sua categoria feminina. O órgão regulador do esporte anunciou, nesta quinta-feira (03/08), que apenas atletas que foram “designadas como mulheres no nascimento” poderão participar de corridas femininas no nível de elite.

A política, que deve entrar em vigor em 11 de setembro, se aplicará a todas aquelas que representam a Grã-Bretanha ou a Inglaterra em eventos internacionais, incluindo as Olimpíadas e Paraolimpíadas. Uma categoria “aberta” será disponibilizada para remadoras trans e não binárias, bem como uma categoria “mista”, desde que metade da equipe atenda às diretrizes da categoria feminina, de acordo com a BBC.

A mudança de política ocorre após “pesquisa e consulta extensas e contínuas”, anunciou a Federação. “A British Rowing está empenhada em promover um ambiente em que o remo seja acessível e inclusivo e em garantir que oferecemos oportunidades e diversão para todos”, diz o comunicado. “Para conseguir isso de maneira justa, precisamos estabelecer condições que garantam uma concorrência justa e significativa, colocando restrições necessárias e proporcionais à elegibilidade.

Em maio, a Federação Britânica de Ciclismo tomou uma medida similar, também adotada em julho pela União Ciclista Internacional (UCI). A UCI se tornou a terceira federação esportiva internacional a excluir atletas transgênero de competições femininas, depois da World Athletics (Atletismo) e da World Aquatics (Natação).

Por sua vez, a World Rowing, que rege as competições internacionais de remo, continua permitindo que mulheres transgênero participem da categoria feminina, desde que apresentem baixa taxa de testosterona.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!