Luca Kumahara se torna 1º mesatenista trans liberado em torneios masculinos

A Federação Internacional de Tênis de Mesa aprovou oficialmente na última terça a participação de Luca Kumahara, primeiro mesatenista transgênero da história do esporte, em competições masculinas. Segundo informações do portal UOL, a participação de Luca em torneios masculinos foi solicitada pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).

Para a liberação, o presidente da entidade, Alaor Azevedo, utilizou casos de outros atletas de diversas modalidades como exemplo ao fazer o pedido. Foi preciso que a Federação Internacional (ITTF) criasse um grupo de estudos para analisar o caso, por se tratar de uma situação inédita no esporte. O comitê decidiu pela aprovação de Luca em torneios masculinos.

O próximo passo é a regularização do atleta nas competições masculinas. A CBTM prometeu enviar o formulário para que Luca conclua os trâmites burocráticos que faltam e ele possa estar apto a participar de competições masculinas pelo mundo. O histórico de resultados do atleta antes da transição será mantido pela ITTF.

Luca terá sua posição no ranking masculino discutida pelo grupo de estudos formado pela entidade. A CBTM comunicou que também agirá de forma semelhante no histórico nacional. Segundo a Confederação Brasileira, o atleta ainda vai informar como prefere que os resultados anteriores sejam listados. Luca Kumahara tem 28 anos e é o primeiro mesatenista transgênero da história.

Bee 40tona

Você vai curtir!