Médico diz que transplante de útero trans será possível em 10 ou 20

Um cirurgião que realizou o primeiro transplante de útero de uma mulher cisgênero no Reino Unido disse que transplantes semelhantes para mulheres transgênero provavelmente ocorrerão dentro de 10 a 20 anos. A receptora de 34 anos, que mora na Inglaterra e não quis ser identificada, recebeu o transplante durante uma cirurgia que durou mais de nove horas no Churchill Hospital, em Oxford.

Espera-se que, no futuro, os transplantes de útero possam ser realizados em mulheres trans, dando-lhes a oportunidade de ter um bebé, mas Smith disse que esta realidade ainda está a décadas de distância. Atualmente não há “viabilidade técnica” para realizar a operação em mulheres trans devido a uma diferença na anatomia pélvica e vascular e a problemas com o microbioma, a rede de microrganismos que vivem no corpo humano.

De acordo com o Jornal I, ele disse: “Minha opinião é que, se houver transplantes de transgêneros, ainda faltam muitos anos. Há muitas etapas a serem seguidas. Minha suspeita é de no mínimo 10 a 20 anos”. A equipe que realizou a cirurgia considerou-a um enorme sucesso, com a receptora armazenando embriões na esperança de se submeter à fertilização in vitro ainda este ano.

Um relatório médico, publicado na revista médica Fertility and Sterility, em janeiro, dizia: “Prevê-se que o primeiro transplante de útero numa mulher transexual no século 21 ocorra dentro dos próximos anos, se não antes”. O Dr. Narendra Kaushik, cirurgião da capital indiana, Nova Dehli, disse em maio de 2022 que o transplante de úteros em mulheres trans é “o futuro”.

Os transplantes uterinos são atualmente cirurgias raras, dispendiosas e experimentais que normalmente dependem de órgãos de doadores. Frequentemente, são realizados em pessoas que nascem sem útero, para que possam engravidar e dar à luz. O primeiro transplante de útero bem-sucedido ocorreu na Universidade de Gotemburgo, na Suécia, em 2014. Dois anos depois, a operação foi realizada com sucesso mais uma vez nos EUA.

Cerca de 50 bebês já nasceram em todo o mundo como resultado de transplantes de útero. Kaushik, que tem 15 anos de experiência em cirurgias de afirmação de género, disse: “Não podemos prever exatamente quando isso acontecerá, mas acontecerá em breve. Temos nossos planos e estamos muito otimistas.”

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Bee 40tona

Você vai curtir!