Duda Salabert e Erika Hilton integram lista de 100 líderes influentes da revista Time
Três brasileiras foram selecionadas para a lista “Time100 Next“, da revista americana “Time“, que reconhece cem lideranças em ascensão em todo o mundo. A lista da Time destaca a atuação das deputadas federais Duda Salabert (PDT) e Erika Hilton (PSOL), além da ativista indígena Txai Suruí.
De acordo com a publicação, para se tornarem as primeiras congressistas transexuais do país, Duda e Erika passaram por uma trajetória marcada por ódio e até ameaças de morte, mas que, apesar disso, não deixam que essa realidade limite suas aspirações. A revista ressalta também que Duda está em negociações para concorrer à prefeitura de Belo Horizonte nas eleições de 2024.
“A ascensão política de Erika Hilton e Duda Salabert para se tornarem as primeiras mulheres transexuais no Congresso Nacional do Brasil tem sido difícil, repleta de ameaças de morte e ódio. Mas as mulheres, recentemente eleitas num país onde os indivíduos transexuais enfrentam um elevado risco de violência, não deixam que essa realidade limite as suas aspirações legislativas“, diz parte do texto.
“É com muito orgulho que pela segunda vez faço parte da lista Time 100 de novas lideranças escolhidas pelo impacto na formação do futuro”, comemorou Erika, nas redes sociais. “É uma honra e uma responsabilidade fazer parte desse novo imaginário que representa a mudança na sociedade e na representação política.”
Nas redes sociais, Duda também agradeceu a oportunidade e relembrou a luta enquanto mulher transexual. “Seguirei firme vocalizando vozes que não são escutadas para que as próximas gerações possam encontrar um mundo com mais poesia, mais respeito, mais meio ambiente, mais educação, mais dignidade. Vamos juntas“, celebrou ela. Parabéns, meninas!