Madonna: 34 anos depois, comercial censurado da Pepsi com “Like a Prayer” é exibido

Madonna sempre sai por cima! 34 anos depois que o comercial da Pepsi com a Rainha do Pop foi retirado do ar devido à reação ao seu icônico vídeo “Like a Prayer”, a Madge celebrou sua “integridade artística” por nunca atender à pressão para alterar as polêmicas imagens do clipe.

Na noite da última terça-feira (11/09), durante o VMA da MTV de 2023, a Pepsi exibiu novamente o anúncio em homenagem ao 125º aniversário da marca de cola. Foi a primeira vez que a gigante dos refrigerantes transmitiu o comercial desde que o retirou inicialmente em 1989.

Uma Madonna justificada rapidamente se deleitou com o momento postando uma mensagem comemorativa há muito esperada nas redes sociais. “Há 34 anos fiz um comercial com a Pepsi para comemorar o lançamento da minha música ‘Like a Prayer’. O comercial foi imediatamente cancelado quando me recusei a mudar qualquer cena do vídeo em que beijava um santo negro ou queimava cruzes”, escreveu a lenda de 65 anos no Instagram. “Assim começou minha ilustre carreira como artista, recusando-se a comprometer minha integridade artística“, continuou a cantora. “Obrigada @pepsi por finalmente perceber a genialidade de nossa colaboração. Os artistas estão aqui para perturbar a paz.

Estreando inicialmente em 22 de fevereiro de 1989, durante o 31º Grammy Awards, o comercial em si foi desprovido de qualquer controvérsia, pois apresentava uma Madonna saudável revisitando sua infância e assistindo a filmes caseiros, enquanto seu novo single “Like a Prayer” fornecia a trilha sonora. No dia seguinte, porém, o inferno começou depois que a Rainha do Pop lançou o videoclipe oficial da faixa.

Dirigido por Mary Lambert, o clipe apresentava Madonna em um vestido decotado e incluía uma série de imagens católicas, cruzes queimadas, o ator Leon Robinson como um homem negro injustamente acusado de agressão sexual, brutalidade policial e um beijo inter-racial. Embora inofensiva para os padrões atuais, os moralistas rapidamente entraram em ação.

Em poucas horas, o Vaticano e outros grupos religiosos protestaram contra o vídeo e apelaram ao boicote à Pepsi e às suas subsidiárias. Embora a MTV continuasse a transmitir o clipe em alta rotação, a Pepsi acabou cedendo à reação conservadora e censurou toda a campanha das bebidas. Mais tarde naquele ano, “Like a Prayer” foi indicado para Vídeo do Ano e Escolha da Audiência no VMA de 1989, levando para casa o último. Durante seu discurso de agradecimento, Madonna provou que não se incomodou com toda a confusão e disse: “Eu realmente gostaria de agradecer à Pepsi por causar tanta polêmica”.

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Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

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