Anvisa pede suspensão anúncios do suplemento “Xô Xuca”: propaganda enganosa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – determinou, na última terça (24) a suspensão da publicidade e divulgação irregular do suplemento de fibras alimentares que combate o intestino preso, “Xô Xuca”. Segundo o portal Metrópoles, a determinação saiu no Diário Oficial da União (DOU), sendo que o produto pode continuar a ser fabricado e vendido, mas sem propagandas em nenhum tipo de veículo.
Segundo publicação da Anvisa, as propagandas configuram como enganosas, pois estão relacionadas à substituição da “chuca” – termo usado para se referir a “enema”, técnica de lavagem intestinal e limpeza da região anal, e por conterem alegações terapêuticas para doenças graves nas publicidades do suplemento em cápsulas à base de psyllium, chia e linhaça, ou seja, no entendimento do órgão, vender o produto dando ênfase à “chuca” pode levar a um falso entendimento por parte do consumidor.
A medida se aplica a todos sites, bem como a ambientes de divulgação, mídias sociais, provedor de conteúdos e lojas digitais em plataformas eletrônicas de venda, sob responsabilidade da empresa. Essas medidas visam proteger os consumidores e garantir a segurança dos produtos disponíveis no mercado. A Anvisa, por meio da Gerência-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária, tem como objetivo evitar que produtos irregulares ou que apresentem riscos à saúde sejam comercializados.
