Internauta viraliza e toma hate por dizer que HIV não é doença

Um usuário do X postou a trend de repetir uma frase várias vezes e, no caso dele, a frase foi “HIV não é doença” e no fim “Informação salva vidas”. O jovem Vitor Ramos é um influenciador digital que conta como é a vida de uma pessoa vivendo com HIV, desmistificando tabus, mitigando estigma e preconceito e normalizando a vivência a partir da sua história que viralizou um tempo atrás quando descobriu que tinha AIDS, mas hoje vive saudável com HIV.

O post, que já tem quase meio milhão de alcance, recebeu comentários como “o lado bom é que não precisa ser tratada já que não é doença”, “o povo tá romantizando o HIV, é isso? Dá um Google e pesquisa como foi a nossa história”, “A AIDS vem da onde, amigo?”, “HIV é um vírus, eu como médico Infectologista digo que é uma doença sim, pois se não for tratado ele culmina na AIDS”.

Vitor Ramos, de 29 anos, que mora na zona sul de São Paulo, impressionou seguidores ao mostrar o antes e depois de seu tratamento: “Sim, gente, sou eu em 2018 e em 2022 (respectivamente)”, disse ele ao responder seguidores espantados com a evolução do seu estado físico. “Por conta do diagnóstico tardio, a Aids me fez perder a visão do olho direito, parte da audição, e perda de parte do movimento na perna esquerda. Mas me sinto ótimo, minha recuperação foi muito boa, e, hoje, vivo bem“, disse em entrevista a BBC Brasil.

Após a repercussão, Vitor teve que explicar seu post: “Não esperava tanto hate em um simples tweet. Mas vamos lá explicar. Doença é o conjunto de sinais e sintomas específicos que afetam um ser vivo, alterando seu estado normal de saúde. Um exemplo claro, o termo antigo DST (doença sexualmente transmissível) foi desusado, devido se entender que, nem toda infecção apresenta sintomas, atualmente é utilizado IST (infecção sexualmente transmissível) e mesmo sem sintomas existe transmissão”.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Bee 40tona

Você vai curtir!