Prefeitura do Rio monta ação especial de apoio à 28ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio 2023

A Prefeitura do Rio apoia a 28ª Parada Do Orgulho LGBTI+ Rio 2023 e reunirá vários órgãos na Avenida Atlântica, em Copacabana, durante o evento que acontece neste domingo (19/11). A concentração será na pista da orla, na altura da Rua Souza Lima (posto 5), a partir das 11h. O desfile está programado para iniciar às 15h e irá percorrer a extensão à beira mar até a Rua Rodolfo Dantas. A partir das 9h, equipes da Prefeitura vão estar em uma tenda montada na altura da Rua Souza Lima. No local, serão prestados serviços para a população como atendimentos, informações sobre vacinas, esclarecimentos diversos e distribuição de materiais informativos.

Para Carlos Tufvesson, Coordenador da Diversidade Sexual, pasta ligada à Casa Civil, a Parada sempre será um momento histórico. “Faz parte do movimento LGBTI+ por marcar a luta pelos direitos civis. Nós, como Prefeitura do Rio, aproveitamos a ocasião para levar os serviços municipais para a população presente no evento. Estaremos lá desde às 9h com o intuito de esclarecer, informar e acolher cariocas e turistas que queiram saber mais sobre nossa atuação”.

A Coordenadoria da Diversidade Sexual (CDS-Rio) estará disponível para atendimento à população na
tenda da Prefeitura. Dentre as atividades, a CDS-Rio oferecerá um ponto para recebimento de denúncias com atendimento jurídico para cidadãos, além de realizar inscrição para todos os programas desenvolvidos por eles. A CDS-Rio também fará distribuição de folhetos e outros materiais de informação sobre prevenção, por exemplo.

A Coordenadoria da Diversidade Sexual também vai comandar a distribuição de preservativos internos e externos, gel lubrificante e 40 mil panfletos sobre PREP e PEP, além de tornar mais conhecido do público projetos capitaneados pela CDS-Rio como:

Dam+ – projeto em parceria com a SME que oferece complementação do ensino
fundamental a pessoas trans evadidas das escolas pelo preconceito e discriminação,
prejudicando assim sua inserção no mercado formal de trabalho;
Garupa – parceria com a SMS que visa desconstruir as barreiras de acesso de pessoas LGBTI+
em situação de vulnerabilidade social à saúde;
Diversidade Qualificada – parceria com o SENAC-RJ que oferece cursos gratuitos de
formação profissional à população LGBTI+ de baixa renda

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!