Brasileiro é 1º deputado expulso da Câmara dos EUA em 20 anos

George Santos, brasileiro eleito deputado no Estado de Washington pelo partido Republicanos, teve seu mandato cassado no dia de hoje (1º de dezembro) pelo congresso dos Estados Unidos que, após inúmeras investigações de uso de dinheiro público em campanhas e até na compra de conteúdo pelo Onlyfans, decidiu que o filho de imigrantes brasileiros mentiu sobre seu currículo para chegar ao cargo que ocupava.

Santos, que responde a 23 acusações na Justiça estadunidense e pode ser preso, se tornando assim o sexto deputado na história do país a ser expulso da Câmara. Em sessão para decidir sua cassação, 311 deputados votaram a favor de expulsar o republicano – 24 a mais do número mínimo necessário – e 114 contra. Um fator determinante para a expulsão de Santos foi a quantidade de votos de deputados do próprio partido de Santos favoráveis à sua expulsão.

Segundo informações da CNN, parte dos republicanos que o apoiavam mudaram de posição após a divulgação de um relatório que apontou diversas irregularidades e crimes financeiros nos quais ele está envolvido. Uma investigação bipartidária do Congresso divulgada após a primeira votação trouxe provas de que ele teria gasto dinheiro de campanha em procedimentos estéticos como botox, produtos de marcas de luxo como Hermes e para uso no OnlyFans, uma plataforma online conhecida por conteúdo sexual.

Bee 40tona

Você vai curtir!