Vaticano autoriza bênção para casais homoafetivo, mas continua considerando um ato “irregular”

Em uma decisão histórica, o Vaticano afirmou nesta segunda-feira (18/12) que passará a permitir que padres concedam bênçãos a casais do mesmo sexo. Nova orientação está em documento autorizado pelo papa Francisco. No entanto, a Igreja Católica ressaltou que autorização “não muda doutrina sobre casamento“, e padres podem se negar a fazer rito.

Pela medida, que vai de encontro à doutrina da Igreja Católica de condenar a união homossexual, padres católicos romanos podem a partir de agora administrar bênçãos a casais do mesmo sexo, se quiserem. Os padres também poderão se recusar a fazer o ritual, mas estão proibidos de impedir “a entrada (em igrejas) de pessoas em qualquer situação em que possam procurar a ajuda de Deus através de uma simples bênção”. A bênção também não pode ter qualquer semelhança com uma cerimônia de casamento nem acontecer durante liturgias regulares da Igreja.

“É precisamente neste contexto […] que se pode compreender a possibilidade de abençoar casais em situações irregulares e casais do mesmo sexo sem validar oficialmente o seu estatuto ou alterar de alguma forma o ensinamento perene da Igreja sobre o casamento”, afirma o responsável pelo gabinete da Igreja para doutrina, o cardeal Víctor Manuel Fernández.

Contemplamos a possibilidade de acolher também aqueles que não vivem de acordo com as normas da doutrina moral cristã, mas pedem humildemente para serem abençoados”, diz trecho do texto. O documento afirma ainda que a Igreja Católica continua a considerar a união entre casais do mesmo sexo um ato “irregular” e que a doutrina não mudou, mas afirmou também que a autorização de bênçãos é um “sinal de que Deus acolhe a todos“.

VEJA + NO PHEENO TV

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!