Documentário que aborda presença de pessoas trans no cinema é lançado em Goiânia

O documentário “Impressões da história da personagem transgênero no cinema brasileiro” chega ao cinema Multicine, localizado no Shopping Cidade Jardim, em Goiânia, dia 27 de janeiro, com sessão às 21 horas e entrada gratuita. O filme remonta a história do cinema LGBTI+ brasileiro, com uma narrativa sobre os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas por pessoas trans no cinema: “Além de Goiânia, haverá sessão também em São Paulo, no mês de março. Estou bastante feliz com a possibilidade de mostrar essa obra para diferentes públicos”, ressalta o diretor do filme, Cristiano Sousa.

O mês de janeiro é importante para cultura LGBTI+ brasileira, já que é um período de destaque para a visibilidade trans: “Ainda falta trans na direção dos filmes. Falta representatividade nas personagens e em papéis de destaque. Portanto, a expectativa é que a plateia presente no Multicine Cinemas compreenda essa problemática”, destaca o diretor.

Cristiano espera que esse cenário possa ser alterado e que a pessoa transgênero possa ser vista com outros olhos após o documentário: “histórias contemporâneas reais, não só de marginalização, mas como personagens que tenham uma vivência, que tenham uma profissão e realidades humanas como qualquer outra pessoa”. O diretor revela que, no Brasil, não há registro de um longa-metragem de ficção dirigido por um diretor ou diretora não cisgênero.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Bee 40tona

Você vai curtir!