Nadadora Lia Thomas processa a World Aquatics ​por políticas anti-trans

De acordo o site The Telegraph, a atleta Lia Thomas inicialmente entrou com a disputa no Tribunal Internacional de Arbitragem do Esporte (CAS) na Suíça em setembro passado. A ação judicial aborda várias políticas introduzidas recentemente pela World Aquatics que desqualificariam a maioria das mulheres trans e atletas intersexuais de eventos internacionais de natação feminina, como os Jogos Olímpicos e o Campeonato do Mundo de Natação, e exigiriam que competissem na nova categoria “aberta”.

A partir de outubro de 2023, esta categoria foi cancelada na Copa do Mundo de Natação depois que ninguém se inscreveu. Anteriormente, as mulheres trans podiam competir se os seus níveis de testosterona cumprissem os requisitos estabelecidos. Mas há dois anos, o órgão governamental votou para impedir que mulheres trans competissem em corridas femininas de elite caso tivessem passado por alguma fase da puberdade.

“As mulheres trans são particularmente vulneráveis na sociedade e sofrem taxas mais elevadas de violência, abuso e assédio do que as mulheres cis”, disse Sayao, advogado da atleta, acrescentando que as políticas da World Aquatics trariam “danos profundos às mulheres trans”. Numa declaração à BBC Sport, Brent Nowicki, diretor executivo da World Aquatics, disse: “Nossa política sobre inclusão de gênero, adotada pela World Aquatics em junho de 2022, foi rigorosamente desenvolvida com base nos conselhos dos principais médicos e legais especialistas e em consulta cuidadosa com os atletas.

A notícia chega no momento em que a golfista profissional trans Hailey Davidson foi forçada a se submeter a testes de testosterona após sua vitória no evento profissional feminino na Flórida. Davidson venceu o torneio no NXXT Women’s Classic em Howey-in-the-Hills, que terminou em 17 de janeiro, mas foi submetida à transfobia após sua vitória. Desde então, o evento esportivo solicitou que Davidson fosse submetida a “testes adicionais de testosterona para garantir o cumprimento das diretrizes apropriadas”.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Bee 40tona

Você vai curtir!