ORGULHO: Brasil realizou 328 paradas LGBT só em 2023

O orgulho está em alta! No anos de 2023, o Brasil bateu o recorde em número de paradas do orgulho LGBTQIA+ realizadas nas capitais e municípios. Foram registradas 328 eventos oficiais entre janeiro a dezembro. O Estado da Bahia saiu na frente com 82 paradas, sendo 50 delas em bairros da capital, seguida por São Paulo, com a realização de 69 eventos oficiais. As informações são do Clipping LGBT.

As marchas tem a função de fortalecer as lutas por conquista dos direitos, destacar cultura e diversidade LGBT e conscientizar a população geral sobre igualdade entre todas as pessoas, independente do gênero, raça ou sexualidade, combatendo todas as formas de discriminações e preconceitos, especialmente a LGBTfobia, cujos números de crimes são mais alarmantes a cada ano.

Segundo o portal Clipping, o crescente aumento na quantidade de paradas demonstra a sua importância e reforça a posição da capital baiana como a cidade que mais realiza atos pela diversidade sexual no mundo, conforme um mapeamento mundial realizado pela InterPride (Rede Internacional de Paradas) e que por conta da sua diversidade e seus elementos artísticos, festivos e simbólicos, as Paradas LGBTQIA+ são consideradas por alguns como um carnaval fora de época, o que é uma visão equivocada, levando organizadores a estabelecer um diálogo mais próximo da comunidade a partir de seu tema escolhido.

O site evidencia que a continuidade dessas manifestações é um fator preocupante, porque garantir a existência dessas atividades grandiosas, de caráter popular e gratuito, exige de militantes grande dedicação e habilidade política para estabelecer parcerias e para isso, o movimento social LGBTQIA+ deve ter a nítida centralidade da luta por direitos, efetivação da cidadania e combate a LGBTfobia, pois a Parada é potente e um patrimônio nosso.

Bee 40tona

Você vai curtir!