Presidente do México se desculpa por chamar deputada trans de ‘homem vestido de mulher’

CIDADE DO MÉXICO – O presidente mexicano Andrés Manuel Lopéz Obrador pediu desculpas na terça-feira por ter “confundido o gênero” de um representante trans de seu partido político, depois que seus comentários geraram críticas de grupos de direitos humanos. Lopéz se encontrou no fim de semana com Salma Luévano, uma das primeiras pessoas trans a se tornar deputada federal, mas um dia depois se referiu a ela como um “homem vestido de mulher” quando questionado por que cumprimentou Luévano em um evento público com um beijo na bochecha.

“Quer oferecer um pedido de desculpas a uma colega que se identifica como mulher”, disse o presidente numa conferência de imprensa diária, após reação negativa aos seus comentários nas redes sociais. Vários membros da comunidade LGBTQ do país expressaram solidariedade a Luévano, que pertence ao partido Morena de Lópéz Obrador, e exigiram um pedido público de desculpas do presidente.

A deputada foi a suas redes se manifestar: “Hoje, o presidente López Obrador pediu desculpas por ter me confundido com outro gênero, essa afirmação é muito importante, porque torna visível uma luta que já dura décadas. Sou mulher, e isso não está em discussão”, acrescentou Luévano sem nenhum confronto com o presidente com quem divide o partido.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Bee 40tona

Você vai curtir!